IRPF 2018 – Malha Fina

A Receita Federal liberou em 10/12/2018 a consulta ao último lote mensal regular de liberação de restituição de imposto de renda.

Com isso, tem-se terminado o processamento das Declarações do IRPF 2018, identificou-se que há 628 mil declarações retidas na malha/auditoria devido a inconsistências nas informações prestadas.

Desse conjunto de declarações retidas em malha, 70,35% apresenta imposto a restituir, 25,88% tem imposto a pagar e 3,77% não apresenta imposto a restituir ou a pagar.

As principais razões pelas quais as declarações foram retidas são:

· Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes: 379.547 declarações com esta ocorrência.
· Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: 183.274 declarações com esta ocorrência.
· Despesas médicas: 163.594 declarações com esta ocorrência.
· Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras: 128.536 declarações com estas ocorrências.

Cada vez mais é necessária a elaboração ou revisão de uma Declaração de Imposto de Renda por advogados tributaristas ou tax preparers devidamente habilitado para evitar uma auditoria pesada, longa e com alto custo de resposta.

A malha, ou auditoria, pode levar anos, ter alto custo não programado por exigir respostas rápidas e documentos com uma certa dose de legalizações.

A Personae Business Intelligence é um escritório dedicado à consultoria tributária de pessoas físicas e expatriadas. O índice de nossos clientes que entram em auditoria ou são autuados em malha fiscal é ZERO.

 

Fonte: http://idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2018/dezembro/receita-abre-na-segunda-feira-10-de-dezembro-consulta-ao-setimo-lote-de-restituicao-do-irpf-2018

Posts Relacionados